O que significa choro e ranger de dentes no antigo e novo testamento?

Você pergunta: Em muitos textos bíblicos temos Jesus dizendo que haverá choro e ranger de dentes em algumas situações. Essa expressão tem qual significado na Bíblia? O que podemos entender quando ela aparece nos textos? Gostaria muito de entender mais à fundo.

Caro leitor, Jesus usou muitas figuras de linguagem para transmitir de forma poética vários ensinos importantes. Por exemplo, quando Ele precisou falar sobre as ansiedades da vida, Ele acalmou Seus discípulos mostrando lindamente o cuidado de Deus: “Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles” (Lucas 12:27).Quando Jesus fala sobre choro e ranger de dentes, Ele também usa uma figura de linguagem, mas dessa vez, uma figura poética de quão terrível será a condenação.

Choro e ranger de dentes no Antigo Testamento

(1) Temos aqui duas expressão em uma. Ranger de dentes era uma expressão que já havia aparecido na Bíblia, em Jó 16:9, que diz: “Na sua ira me despedaçou e tem animosidade contra mim; contra mim rangeu os dentes e, como meu adversário, aguça os olhos”. Aqui temos a expressão sendo usada com o sentido de uma manifestação de ódio contra alguém. Ou seja, esfregar os dentes uns contra os outros (ranger) de tanto ódio e ira contra alguém. Choro é uma expressão conhecida. Ela indica algum tipo de sofrimento, de pesar, de tristeza. Em alguns casos pode ser usada como um “choro de alegria”, mas esse uso é menos comum. Mas o uso que Jesus fez da expressão no Novo Testamento vai um pouco além desses significados.

Choro e ranger de dentes no Novo Testamento

(2) Em um dos textos em que Jesus usa a expressão, temos a aplicação dela no contexto da condenação final, ou seja, de quando Deus aplicará a Sua justiça sobre as pessoas que O rejeitaram. Sobre isto, Jesus diz: “Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes, no reino de Deus, Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas, mas vós, lançados fora” (Lucas 13:28). Aqui a expressão indica desespero, sofrimento, pois essas pessoas verão sua condenação e saberão que não haverá como recorrer dela; antes, terão de cumprir sua penalidade eterna. Isso gerará grande desespero, devido à gravidade da pena. Daí o uso de “choro” e também de “ranger os dentes”, que pode indicar também certo ódio, descontentamento e ira pela situação que se está vivendo. Certamente temos aqui um nível de aflição gigantesco.

(3) Em um outro texto Jesus aprofunda os detalhes sobre esses que irão chorar e ranger seus dentes: “Mandará o Filho do Homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes” (Mateus 13:41-42). Essa expressão também aparece em Mateus 8:12, Mateus 13:50, Mateus 22:13, Mateus 24:51, Mateus 25:30, o que mostra que Jesus a usou várias vezes, mostrando aos Seus ouvintes que esse ensino deveria ter atenção por parte de todos. Jesus quis chamar a atenção para o terrível momento da condenação ao inferno. Não será algo prazeroso. Será algo carregado da justiça de Deus, mas que provocará nos condenados dores terríveis e o distanciamento de Deus, que é a maior dor que alguém pode sofrer! Essa situação não poderia provocar outra atitude senão choro e um ranger de dentes de agonia por estar passando por tão grande e justa condenação!

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta?

Clique aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo

Fonte: esboçandoideias

Gostou ? Compartilhem Com Seus Irmãos

Deixe Um Comentário Abaixo :