O que significa comer a carne e beber o sangue de Jesus para ser salvo?

Você pergunta: em minha leitura no livro de João li um versículo bem estranho, onde Jesus diz que precisamos comer a sua carne e beber o seu sangue para termos a vida eterna. Fiquei um pouco confusa com isso. Pode me explicar com mais detalhes o que isso quer dizer?

Cara leitora, o verso onde Jesus diz isso está em João 6:54: “Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”. Como em toda interpretação, é muito necessário observarmos o contexto para compreendermos o que Jesus quis dizer com isso.

 

Comer a carne e o sangue de Jesus, o que significa?

(1) Jesus estava ensinando um multidão de pessoas na sinagoga de Cafarnaum (João 6:59). Essas pessoas foram pessoas que participaram do milagre da multiplicação de pães e peixes relatado em João 6:1-15. Elas estavam com muito interesse em Jesus, no entanto, o motivo principal era porque tinham visto a multiplicação de pães e queriam algum benefício material (comida), algo que foi logo percebido pelo Senhor: “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes” (João 6:26).

(2) Nesse contexto, Jesus começa a ensiná-los, fazendo uma comparação com o alimento físico e o alimento espiritual, mostrando que o alimento físico é inferior ao espiritual. Jesus diz que Ele é o pão vivo que desceu do céu: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne” (João 6:51). Essa comparação de Jesus era para mostrar que ele era superior ao Maná que Deus deu no deserto ao povo de Israel e também superior a Moisés. Jesus era o alimento que dava a vida eterna, enquanto o Maná foi algo passageiro, que matou a fome daquelas pessoas no deserto e acabou: “Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram e, contudo, morreram; quem comer este pão viverá eternamente” (João 6:58)

(3) É aqui que Jesus insere a frase sobre comer a sua carne e beber o seu sangue. Esse conceito, evidentemente, é figurado e aponta para o sacrifício de Cristo, já que Ele entregaria seu corpo (e sangue) para a crucificação em nosso favor. Além disso, esse “comer” indica que Cristo passa a fazer parte da vida da pessoa (como quando comemos um alimento e ele é absorvido por nosso organismo e faz parte dele). Jesus explica essa questão, quando diz: “Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá” (João 6:57). A união de Cristo com Deus é o padrão perfeito que inspira a mesma união que nós devemos ter com o Senhor Jesus.

(4) A pergunta que fica agora é: como comemos a carne e bebemos o sangue de Jesus? Jesus explica que isso é feito quando cremos, quando a nossa fé está totalmente focada Nele: “Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado” (João 6:29). Jesus deu sua carne e seu sangue, morreu na cruz em nosso lugar. Deus fez a parte Dele plenamente. Cabe a nós crermos totalmente nesse sacrifício feito em nosso favor e estarmos totalmente unidos com Cristo, pela fé (que é o significado de comer a sua carne e beber o seu sangue).

(5) Evidentemente, essa figura de linguagem sobre comer a carne e beber o sangue surpreendeu aquelas pessoas, já que compreenderam a fala de Jesus como algo literal e canibalismo e beber sangue era algo abominado na Lei de Moisés. É por isso que eles se questionaram: “Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como pode este dar-nos a comer a sua própria carne?” (João 6:52). Essa falta de compreensão e falta de fé claras fizeram com que essas pessoas simplesmente rejeitassem esse “banquete”, sim, abandonassem a Jesus Cristo, o alimento espiritual que elas precisavam, mas não quiseram: “À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele” (João 6:66).

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta?

 

fonte: esboçandoideias

volte sempre ao blog amar jesus

Compartilhem com seus irmãos

Deixe Um Comentário Abaixo :