O que significa filho de Belial na Bíblia? É um xingamento?

Você Pergunta: Quando alguém era chamado de filho de Belial na Bíblia era algum tipo de xingamento? Percebi que essa palavra sempre era usada para apontar para homens malignos. Pode me ajudar a me aprofundar no conhecimento do significado de filho de Belial pra entender com mais profundidade?

Caro leitor, existem expressões bem características de cada língua que expressam significados profundos do que os povos queriam comunicar. Na língua hebraica usada pelos judeus não é diferente! Eles usavam também palavras muito fortes para expressar realidades que queriam comunicar de maneira veemente, forte. Essa expressão filho de Belial é uma delas. Vejamos seu significado:

O que significa filho de Belial na Bíblia?

(1) Já vi muitas pessoas confundirem essa expressão com o nome de uma pessoa. Isso é algo comum de acontecer, pois, apesar de “belial” não ser um nome próprio de alguém (mas um substantivo), geralmente é usado como se fosse um nome de uma pessoa na Bíblia, sendo acompanhado geralmente por “filho”, “filha”, “homem”. Vejamos um exemplo: “Enquanto eles se alegravam, eis que os homens daquela cidade, filhos de Belial, cercaram a casa, batendo à porta; e falaram ao velho, senhor da casa, dizendo: Traze para fora o homem que entrou em tua casa, para que abusemos dele” (Juízes 19:22). Observe no destaque do texto acima como Belial é usado como se fosse um nome próprio de alguém e as pessoas a que o autor quer se referir como sendo “filhos” desse alguém, ou seja, gerados dele.

(2) Porém, a palavra Belial no hebraico não é um nome e significa inutilidade, baixeza, perversidade, ilegalidade, ou seja, é uma palavra que aponta para “qualidades” malignas, ruins de uma pessoa. Por isso, ela era usada com frequência para apontar para indivíduos afastados de Deus, pessoas depravadas em seu atos. Vejamos mais um exemplo: “O homem de Belial, o homem vil, é o que anda com a perversidade na boca” (Provérbios 6:12). Veja como aqui está descrevendo um homem “inútil”, “perverso”, “malvado”. Esse homem, diz o sábio, é o que anda com perversidade em suas palavras, naquilo que fala.

(3) Sendo assim, a expressão filhos de Belial aponta para pessoas geradas, nascidas do maligno, da perversidade, da maldade. São pessoas que andam em caminhos tortuosos e, por isso, seu “pai” só pode ser o maligno. É uma forma dura de se apontar para pessoas que não andam nos caminhos de Deus. Não chega a ser um xingamento, pois não é um palavrão, mas, certamente, ser chamado de filho de Belial no passado era uma grande desonra. Veja como Simei ofendeu Davi usando essa expressão enquanto o amaldiçoava: “Amaldiçoando-o, dizia Simei: Fora daqui, fora, homem de sangue, homem de Belial” (2 Samuel 16:7).

(4) Por fim, temos ainda uma menção especial dessa palavra no Novo Testamento. Ela se encontra em 2 Coríntios 6:15: “Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?”. A palavra “Maligno” usada por Paulo aqui nesse texto é “Belial” (em grego), mas que tem sua origem no hebraico “Belial” que vimos acima. Ou seja, aqui temos a palavra sendo aplicada por Paulo ao diabo, que na Bíblia é a personificação de tudo que é maligno, inútil, perverso, baixo. É por isso que Paulo diz que não existe harmonia entre Cristo e o Maligno (Belial), pois Cristo é o oposto de toda maldade, perversidade, baixeza que podemos encontrar no diabo e em seus seguidores.

Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta?

 

Compartilhem este conteúdo com seus irmãos em cristo jesus e voltem sempre ao nosso blog amar jesus

Fonte:esboçandoideias

 

 

Deixe Um Comentário Abaixo :